AS 5 DICAS PARA CRIAR UM FUNERAL EXTRAORDINÁRIO

Nos últimos tempos, percebemos que as atitudes de grande parte das pessoas tem se afastado da cultura tradicional quando se fala em cerimônias relacionadas ao fim da vida.É comum encontrar pessoas que não manifestam interesse em fazer algo melhor para homenagear o seu ente, querendo apenas o mais simples, o básico. 

Por que isso está acontecendo?

Descobrimos que aqueles que optam por ter um funeral hoje querem cerimônias personalizadas com foco na vida. Na verdade, 54% das pessoas dizem que desejam que seu funeral seja uma “celebração da vida”.

Muitas casas funerárias não oferecem opções significativas e envolventes para as famílias, ajudando a celebrar a vida de seus entes queridos. O problema é que funerais inautênticos, desconectados e impessoais deixam os participantes com uma perspectiva negativa sobre os serviços de fim da vida.

A importância das cerimônias fúnebres

A verdade é que precisamos de funerais. Por que? Porque as cerimônias promovem a conexão, nos dão um propósito, nos ajudam a celebrar e nos deixam um impacto duradouro.

Conexão emocional

Logo no primeiro contato com a família enlutada, a oportunidade para uma conexão emocional começa. Seja no telefone ou e-mail inicial, uma família enlutada é vulnerável e sensível. O profissional funerário, pode se beneficiar removendo algumas camadas para aprofundar a conexão com eles.

Remova algumas das formalidades e barreiras que erguemos ao lidar com famílias enlutadas.

Por exemplo, com que frequência atende aos telefonemas ou e-mails enquanto está com pressa e deixa de pensar um minuto no que esta família cliente está passando? Lembre-se de se colocar no lugar deles e reagir com empatia, paciência e compreensão.

Ou com que frequência alguns de seus primeiros contatos pessoais com famílias acontecem atrás de uma mesa? Pode ser mais pessoal encontrar-se com as famílias em uma sala confortável, onde todos estão sentados em sofás.

Trabalhar para remover as barreiras físicas e emocionais ajudará a promover a conexão emocional. A conexão leva à confiança, e a confiança é um componente-chave de funerais extraordinários.

Experiência

As pessoas não querem mais simplesmente ir a um funeral. Em vez disso, eles querem se envolver em uma experiência significativa . Os consumidores desejam que uma cerimônia de fim de vida seja uma experiência mais especial e memorável. Cerimônias e serviços personalizados proporcionam experiências transformadoras que serão lembradas por muitos anos

Apoiamos muito as funerárias que visam inovar e oferecemos alguns serviços para melhorar a experiência do seu cliente, e consequentemente mais gerar visibilidade e indicações para sua agência funerária. Uma dica simples que eu deixo é: comece a enviar um livro de despedidas digital. Soubemos que a tecnologia está presente em praticamente tudo que fizemos hoje, da mesma forma para as casas de assistência à morte. Agora pensa o quão gratificante seria enviar uma versão digital do livro de despedidas que pode ser acessado por familiares ou amigos a qualquer momento

Contando histórias

Durante séculos, os humanos transmitiram informações e memórias contando histórias. Também usamos a narração de histórias como uma forma de lembrar nossos entes queridos. Ao passar algum tempo com famílias de clientes, aprenda as histórias sobre seus entes queridos que faleceram. Isso pode  ajudar a aprender qualidades pessoais que podem estar associadas aos rituais de fim de vida que as famílias desejam. Ao se aproximar de funerais, pense como um celebrante. 


Escrever uma bela história de vida e disponibilizar para amigos e familiares através do Sistema Memoriam também é uma excelente opção!

Rituais

Rituais são ações intencionais que trazem significado e impacto para nossas vidas. Na maior parte, as culturas ocidentalizadas se distanciaram dos rituais. No entanto, rituais especiais podem ser parte integrante dos serviços de fim de vida. Esses rituais especializados ajudam a confortar o coração das famílias enlutadas durante um momento difícil.

Autêntico

Acima de tudo, os funerais devem ser autênticos para a pessoa que faleceu. Isso também significa que, enquanto interagimos com a família enlutada, devemos ser autênticos. As pessoas se conectam mais profundamente com aqueles que são genuínos. Ser autêntico consigo mesmo e também com a pessoa que faleceu ajuda a fortalecer a personalização do funeral e permite que seja um evento memorável e impactante.

Você provavelmente não se lembrará de um funeral simples e corriqueiro, assim como como se lembraria de uma cerimônia em que uma linda coleção de camisas de um ente querido estava em exibição, homenageando seu hobby favorito de colecionar camisas do seu time do coração ao qual adorava assistir os jogos com amigos e familiares. 

O Memoriam permite receber as condolências e memórias online no momento da morte de um ente querido e, por fim, disponibilizar em poucos cliques todas as recordações de forma simples organizada para que possam ser vistos e revistos por membros da família sempre que desejarem.

Entre em contato pelo Whatsapp ou agende uma demonstração gratuita clicando aqui.