DIA DOS FINADOS

O Dia dos Finados está aí, mas várias pessoas não têm ideia do que é esse dia ou do que comemoramos nesse dia.

Nesse artigo nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre o Dia dos Finados de uma maneira objetiva e simples. Vamos lá!

O QUE É O DIA DOS FINADOS?

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. 

Desde o século II, alguns cristãos já tinham o costume de rezar pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. 

E foi depois disso, já no século V que a Igreja começou a dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.

Esse dia ficou conhecido como “Dia dos Fiéis Defuntos”, mas costumamos chamar de “Dia de Finados”, e o Dia de Finados é celebrado um dia após o Dia de Todos os Santos.

Ele é comemorado após o Dia de Todos os Santos pois nesse dia temos o costume de rezar por todos aqueles que morreram em estado de graça, com seus pecados perdoados. 

E, por isso, a Igreja Católica considerou uma boa ideia que o dia após o Dia de Todos os Santos fosse o dia oficial para rezarmos por todos aqueles que precisam de ajuda para serem levados aos céus.

O QUE DEVEMOS FAZER NO DIA DOS FINADOS?

Antigamente, o costume era rezar em frente aos túmulos de mártires, mas quando começou a colonização no Brasil, o costume que foi trazido para cá foi a prática de visitar cemitérios, levar flores, acender velas e rezar pelos nossos familiares que já faleceram. 

Além disso, muitas pessoas têm o costume de assistir à missa, cuidar dos túmulos de seus familiares (limpá-los, por exemplo) e realizar obras de misericórdia (como dar esmolas ou fazer doações, por exemplo).

COMO SURGIU O DIA DE FINADOS?

Desde o século I as pessoas tinham o hábito de rezar em frente aos túmulos dos mártires, mas foi apenas em 732 que o papa Gregório III autorizou que os padres realizassem missas em memória dos falecidos.

Para que isso fosse feito “organizadamente” instituiu-se um dia oficial para que isso fosse feito, e a partir do século 15 esse feriado se espalhou pelo mundo, sofrendo algumas mudanças de acordo com o país.

COMO É COMEMORADO O DIA DE FINADOS EM DIFERENTES PAÍSES?

Quando esse feriado se espalhou pelo mundo, ele acabou sofrendo algumas alterações por causa da cultura local. Por isso, os rituais costumam ser diferentes em cada país.

No Brasil, o clima se torna meio “melancólico”, pois lembramos de todos os nossos entes queridos e vamos até o cemitério rezar por eles e acender velas.

Já no México, o Dia de Finados é sinônimo de festa e alegria! As pessoas usam fantasias coloridas e montam altares dentro de casa. Esses altares geralmente contém fotos dos familiares já falecidos, suas comidas favoritas, velas, etc..

Na Espanha o Dia de Finados também é comemorado de uma forma diferente. As pessoas que moram em cidades diferentes voltam para suas cidades natais, vestem roupas coloridas e vibrantes, e visitam os túmulos de seus familiares levando flores e doces.

No Japão as pessoas lembram de seus ancestrais no dia 15 de agosto, e festejam durante 3 dias seguidos! Estas festas contam com danças, roupas e comidas especiais. E os japoneses também costumam voltar à casa de seus entes falecidos e limpar seus túmulos.

A Austrália é o país que tem uma cultura BEM diferente das outras. O Dia de Finados na Austrália é quando as pessoas choram e lamentam por todas as pessoas que estão nascendo, já que eles acreditam que eles vieram a esse mundo para cumprir seu “carma” da vida passada e cumprir seu destino.

Em contrapartida, quando alguém morre, isso é motivo de felicidade, já que a pessoa está se livrando do sofrimento.

MAS O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA ESSE DIA

O Dia de Finados é uma excelente oportunidade para você se aproximar das pessoas e oferecer algo relevante para sua comunidade em comemoração ao dia dos seus entes queridos que partiram. Pode ser algo simples, como disponibilizar um botão de rosa com uma mensagem de carinho para as pessoas deixarem em seus jazigos, apoiar os visitantes disponibilizando copinhos de água gelada para os visitantes do cemitério, apoiar nas celebrações religiosas, disponibilizar uma verdadeira homenagem, com balões de gás hélio na cor branca, onde as pessoas possam escrever o nome do seu ente querido, deixar uma mensagem e soltar todos em um único momento, como no final da celebração.

Essas são pequenas ações que podem ser realizadas no dia, muito simples, mas que podem fazer muita diferença em como as pessoas passarão a perceber a sua empresa.

Lembre-se: cuide do que é essencial! 

Essencial é compartilhar amor, carinho, respeito, reciprocidade, fraternidade. São formas de construir relacionamentos e tornar a vida do outro melhor!